sexta-feira, 29 de abril de 2011

RECICLAR

Reciclar é atitude de quem respeita o meio-ambiente.

Fique ligado nas dicas de reciclagem de André Vilhena, diretor do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem)



. Separar o lixo para a reciclagem é mais fácil do que parece. Separe o lixo da sua casa em dois sacos. Um para secos e outro para úmidos. Papel, papelão, metais, vidros e plástico se encaixam em secos. O lixo úmido é o orgânico, como restos de comida, podas de jardinagem e papel sanitário.

. Coloque o lixo separado no local de sempre. O caminhão de coleta seletiva passa em dias diferentes do comum. Cheque os horários com a Prefeitura de sua cidade.

. Se o lugar onde você mora ainda não tem o sistema de coleta seletiva, encaminhe o lixo seco para uma cooperativa de catadores de lixo e deixe o saco com o lixo úmido para a coleta da sua rua.

. Nos prédios, a coleta deve ser feita em conjunto pelos moradores, a fim de facilitar o trabalho das cooperativas. Se isso não for possível, entregue o lixo sólido a um catador de rua.

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE RECICLAGEM

1. Recicle o vidro. Calcula-se que a reciclagem de 1 tonelada de vidro poupa 65% da energia necessária à produção da mesma quantidade. Aproveite as embalagens de vidro para conservar alimento no frigorífico, na geladeira ou no freezer.
2. Uma só pilha contamina o solo durante 50 anos. As pilhas incorporam metais pesados tóxicos.
3. Prefira eletrodomésticos recentes e de qualidade, pois gastam menos energia.
4. Regue as plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se por evaporação.
5. Uma torneira a pingar significa 190 litros de água por dia que vão pelo cano abaixo.
6. Desligue o fogão elétrico, antes de terminado o cozimento, a placa mantém-se quente por muito tempo.
7. Desligue o ferro um pouco antes de acabar de passar a roupa - ele vai se manter quente durante o tempo necessário para acabar a tarefa.
8. Seja econômico: poupe papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos; os pratos e copos de papel são ótimos para piqueniques.
9. Em vez de reciclar, tente preciclar (evitar o consumo de materiais nocivos e o desperdício).
10. Um terço do consumo de papel destina-se a embalagens. E alguns têm um período de uso inferior a 30 segundos. Contribua para a redução do consumo dos recursos naturais.
11. Regule o seu carro e poupará combustível. Use gasolina sem chumbo.
12. Sempre que possível, reduza o uso do carro. Para pequenas distâncias, vá a pé. Partilhe o carro com outras pessoas. Sempre que puder opte pelos transportes coletivos.
13. Prefira lâmpadas fluorescentes compactas para as salas cujo índice de ocupação é maior - são mais eficazes se estiverem acesas durante algumas horas. Embora mais caras, duram mais e gastam um quarto da energia consumida pelas lâmpadas incandescentes. Você vai evitar que meia tonelada de dióxido de carbono seja expelida para a atmosfera.
14. Os transportes públicos consomem 1/13 da energia necessária para transportar o mesmo número de passageiros por carro. Implemente uma política de transportes para os empregados.
15. As fotocopiadoras e as impressoras a laser utilizam cassetes de toner de plástico, que freqüentemente têm de ser substituídas. Contate uma empresa que recicle esse plástico ou que o use novamente.
16. Um estudo desenvolvido pela NASA mostra que as plantas conseguem remover 87% dos elementos tóxicos do ambiente de uma casa no espaço de 24 horas. Distribua plantas profusamente por todas as instalações. Recomenda-se, pelo menos, uma planta de 1,2 a 1,5 metros por cerca de 10 metros quadrados. Escolha espécies de plantas que se dêem bem com pouca luz natural.
17. Instale lâmpadas fluorescentes. Substituir-se uma lâmpada tradicional por uma fluorescente evita o consumo de energia equivalente a cerca de um barril de petróleo ou 317 quilogramas de carvão, que produziria 1 tonelada de dióxido de carbono (o maior gás de estufa) e 6 quilogramas de dióxido de enxofre, que contribui para a chuva ácida. As lâmpadas fluorescentes, além disso, duram em média, 13 vezes mais do que uma lâmpada incandescente. São bons motivos para escolher.
18. Desligue as luzes e os equipamentos (computadores fotocopiadoras, etc.) quando sair do escritório. Está provado que, se durante um ano desligarem-se dez computadores pessoais, à noite e durante os fins-de-semana, vai se poupar em energia o equivalente ao preço do computador. Instale sensores de presença que desliguem as luzes sempre que a sala fique vazia.
19. Antes de decidir comprar equipamentos para o escritório, saiba que as impressoras a jato de tinta usam 99% menos energia que as impressoras a laser, durante a impressão, e 87% menos quando inativas; os computadores portáteis consomem 1% da energia de um computador de escritório. Se for possível, opte por esses equipamentos.
20. Calcula-se que um em cada quatro documentos enviados por FAX são posteriormente fotocopiados porque o original tende a perder visibilidade. Desta forma gasta-se não só o papel de FAX (normalmente não reciclável porque é revestido com produtos químicos que são aquecidos para a impressão) mas também o de fotocópia. Compre um aparelho de fax que use papel normal. Funcionam como fotocopiadoras ou impressoras em papel vulgar.
21. Roupas usadas podem ser dadas a outras pessoas ou a bazares de caridade.
22. Brinquedos velhos, livros e jogos que você não quer mais podem ser aproveitados por outros; portanto, não os jogue fora.
23. Descubra se há locais apropriados para o recolhimento de papel velho. Normalmente, esses locais são organizados pelas autoridades locais ou instituições de caridade.

NÃO DEIXE DE RECICLAR! O MEIO-AMBIENTE AGRADECE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"
  • LINDINHA DA MAMÃE

    ASSISTA AO VÍDEO LINDINHA DA MAMÃE